segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Corrida


"Correr é mais do que colocar um pé na frente do outro. É sobre estilo de vida e quem você é."
(Joan Benoit Samuelson)

domingo, 26 de setembro de 2010

Expomoney

Ontem fui na Expomoney aqui em São Paulo e tive uma grata surpresa com relação à infra estrutura do evento. Desconsiderando a localização (Transamerica é longe) e o custo do estacionamento de R$ 24,00, o evento estava excelente.

Estavam presentes as principais corretoras do país, além dos bancos, consultorias financeiras, mídia especializada e algumas empresas grandes (BRF, CSN, CPFL, Usiminas, Gerdau, Vale, etc) e pequenas (Metal Frio, Renova Energia) que mostraram preocupação no contato com os investidores pessoas físicas.

Meu objetivo principal era assistir à uma palestra do Alexander Elder (
http://www.elder.com), famoso trader e autor de alguns livros tais como "Aprenda a operar no mercado de ações" e "Como se transformar em um operador e investidor de sucesso". A fila para entrar na sala estava gigantesca, mas consegui assistir à palestra.

Elder iniciou falando de três coisas que julga fundamental para o desenvolvimento de uma metodologia eficaz para operar no mercado. Mind, method, money. Destacou que para os investidores iniciantes tentar entender o mercado é o principal enquanto os mais experientes gastam bastante energia com fatores psicológicos e emocionais.

Quanto ao método, destacou que para ele a analise técnica moderna, computadorizada, é a mais eficiente quando se quer operar. Entretanto afirmou que o perfil do investidor é fundamental para a definição de um método. Os fundamentalistas, por exemplo, precisam de ferramentas adicionais.

Apresentou ainda a importância do gerenciamento de risco mostrando sua técnica dos 2%. Nunca deve-se colocar mais de 2% da carteira em risco em apenas uma operação.

Por fim, afirmou que é necessário manter um diário com as operações pois é com estas anotações que o trader consegue aprender e estudar a si mesmo.

Com muito bom humor, Elder fez uma palestra de pouco mais de uma hora mostrando que além de técnica, o investidor deve desenvolver seu lado emocional.

A organização da ExpoMoney (
http://www.expomoney.com.br) está de parabéns pelo evento. Quem não foi este ano pode esperar até o ano que vem ou pode aproveitar para comparecer em outra cidade. A próxima acho que é em Belo Horizonte.

domingo, 12 de setembro de 2010

Auto-Sugestão

Ainda do livro do Napoleon Hill, sobre a "lei da auto-sugestão":

Se pensa que está derrotado, você estará,
Se pensa que não tem coragem, você não terá,
Se gosta de vencer, mas pensa que não pode,
É quase certo que não vencerá.

Se pensa que vai perder, você está perdido,
Porque, pelo que se vê,
O sucesso começa com a vontade -
Tudo depende do estado de espírito.

Se pensa ser inferior, você é,
É preciso pensar alto para subir,
É preciso estar seguro de si
Para ganhar um prêmio.

As batalhas da vida nem sempre são vencidas
Pelo mais forte ou pelo mais rápido.
Mas cedo ou tarde vencerá
Aquele QUE PENSA QUE PODE!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pense grande

Estou lendo o livro do Napoleon Hill, Quem pensa enriquece (Think and Grow Rich). Abaixo segue um poema extraido da página 44.

Fiz com a Vida o trato de receber uma moeda,
e a Vida não me pagou mais,
Embora mais tarde eu pedisse,
Ao verificar o pouco que tinha.

Porque a Vida é um patrão justo
Que dá o que você pede.
Mas, uma vez acertado o pagamento,
É preciso suportar a tarefa.

Eu me contentei com um salário vil,
Só para descobrir, consternado,
Que a Vida me pagaria de boa vontade
O que eu tivesse pedido.


domingo, 5 de setembro de 2010

Morte e Vida

Na sexta-feira recebi duas noticias envolvendo a morte de pessoas próximas. A primeira foi a do pai de um grande amigo. A segunda foi envolvendo um amigo do ensino fundamental. Durante a noite, fiquei refletindo sobre a morte e a vida, algo que fazemos apenas em momentos como este.

No dia seguinte pela manhã, compareci ao enterro do meu amigo e durante a cerimônia, além da dor da perda, fiquei pensando em todos os momentos que vivemos juntos na escola. É interessante parar para lembrar da sua vida e ver como as pessoas se encaixaram ou encaixam nos acontecimentos que formam a sua história.

Nos dias de hoje, onde dedicamos cada vez mais tempo ao trabalho ou ao nosso "desenvolvimento profissional", acabamos nos esquecendo de nós mesmos, daquilo que é realmente importante para nós. Lá ou ali, no fim da vida, quando estivermos fazendo o balanço daquilo que vivemos é que nos daremos conta de que são as PESSOAS que realmente importam. São nossos amigos e familiares, são as pessoas que conhecemos durante a vida e que compartilharam conosco bons ou maus momentos, são elas e o quanto de amor demos e recebemos que fará que nossa vida tenha valido a pena. Não é o quanto ou onde trabalhamos, nem quantas casas, carros ou mesmo dinheiro temos. Serão aqueles momentos que passamos com nossos amigos, familiares ou mesmo pessoas desconhecidas que fizeram nossa vida ter sentido.

Não podemos nos esquecer que a vida passa rápido. Para alguns, o tempo passa mais rápido ainda. Por isto, pensemos no futuro e nos planejemos para ele, mas sem esquecer de viver o presente. Curtir os amigos, passar tempo com a familia e dedicarmos um pouco de nós às pessoas que não conhecemos e às causas em que acreditamos. Como diz o nome da música do Coldplay, Viva la vida!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Positivo (POSI3) é compra?

Um amigo e membro do clube de investimento fez uma excelente analise sobre a Positivo, recomendando compra. Do ponto de vista de mercado me parece bastante coerente e racional.

Vejo algumas oportunidades de mercado para a Positivo:

- Forte especulação que será comprada logo, principalmente pela Lenovo
- Empresa líder no mercado nacional de desktops/notebooks, com 60% de share
- Grande parcela de consumidores "deixando" as lan houses e comprando seus primeiros computadores. Para o consumidor mais jovem, é o primeiro item na "lista de desejos"
- Setor de PCs "montados" vem perdendo muito mercado para os PCs "de marca", direcionado por fortes canais de venda (Casas Bahia, hipermercados, lojas virtuais) e crédito (parcelas a perder de vista)
- Não cheguei a acessar um "índice de troca" do setor de computadores, mas imagino que deva ser entre 2 e 3 anos, portanto mais rápido que outros eletronicos (televisão, aparelho de som, etc) e elestrodomésticos (geladeira, fogão, etc)
- Investimentos do governo na modernização e distribuição de banda larga, provavelmente acompanhado de informatização na educação (empresas nacionais devem ter ampla vantagem nas licitações)
- Apesar do crescimento dos smart phones, acredito que os consumidores continuarão a ter um desktop/notebook, além do mercado corporativo.
- O Alfa superou todas as expectativas de vendas. Apesar da versao atual do Kindle (principal concorrente) ainda ser um produto melhor, o Kindle é importado (baixa distribuição) e não é customizado para o consumidor brasileiro (menus, manual, dicionário, etc). Acho que será um dos destaques do próximo Natal e o crescimento dos e-readers é inevitável.
- Outras inovações: notebooks mais sofisticados, media centers e já especula-se sobre a criação do primeiro tablet brasileiro (links de reportagens abaixo)

Alguns riscos:
- A especulação da sua venda já dura anos
- Altamente influenciada por cambio (praticamente todas as pecas são importadas)
- Substituição de computadores por smart phones, ainda fora do portfolio da empresa
- Possibilidade de fracasso/endividamento nas tentativas de inovação

Agosto: Petrobras patina

31 de Agosto 2010

Relatório Mensal do Clube de Investimento


Após três meses, estamos de volta com nosso relatório. No final de Junho fui viajar para Israel, passei o mês todo de Julho lá aproveitando o sol e voltamos a ativa em agosto. E o que aconteceu de lá para cá? Olhando do começo de junho até o final de agosto tivemos uma pequena alta de 3,33% no IBOVESPA, ou seja, pouca coisa. Se olharmos mês contra mês aí sim concluímos que as coisas foram agitadas principalmente no mês de Julho, quando o IBOVESPA subiu 10,8%. Comentaram que aqui no Brasil fez bastante frio em Julho. Acho que o pessoal não tinha nada para fazer e resolveram começar a comprar ações porque o fluxo de recursos para a bolsa foi grande.

Os indicadores econômicos nos EUA e Europa continuam apresentando um cenário de recuperação lenta embora em alguns momentos um ou outro dado positivo anime o mercado. A estratégia chinesa de frear o crescimento tem surtido efeito, entretanto os países exportadores de commodities como é o caso do Brasil tendem a ser impactados diretamente pelos movimentos chineses.

No Brasil, os dados econômicos seguem robustos e os índices de inflação de junho e julho vieram próximos de zero. Para agosto, há a expectativa de inflação ainda baixa, graças a alimentação. A tendência é que a inflação volte a subir, mas se mantenha bem comportada dentro da meta traçada pelo BC. È praticamente consenso de que o Banco Central interrompera o ciclo de alta nos juros e mantenha a SELIC em 10,75%.

O que segue segurando a bolsa brasileira é o mega processo de capitalização da Petrobras. As ações continuam caindo enquanto o governo não decide qual será o preço do barril. Os últimos boatos eram de US$ 8,5 por barril. Uma decisão final deve ser anunciada nos próximos dias e se vier em linha com o mercado será um importante trigger de alta para a ação. Por isto compramos opções com vencimento em setembro e outubro.

Após as férias e com caixa cheio, fomos às compras com o objetivo de formarmos nossa carteira de longo prazo. Aproveitamos a forte subida de OGX para zerarmos nossa posição, pelo menos no curto prazo. A empresa do Eike subiu devido às novas descobertas e pela patinada da Petrobras. Se a PETR subir, a OGX deve cair. Acredito que logo após o fim do processo de capitalização será um bom momento para vendermos Petro e comprarmos OGX.

Entramos também no banco Indusval. A instituição que ainda se recupera da crise de 2008 mostra-se com uma administração bastante conservadora ao manter as provisões altas. Com o crescimento da economia e a recuperação do credito, a inadimplência deve cair e o banco voltará a emprestar mais fortemente para as empresas do middle market, seu foco.

Após uma realização de lucros em Cremer no mês de Junho, deixamos de ganhar parte da distribuição de caixa para os acionistas em julho. Em agosto aproveitamos as quedas para nos posicionarmos novamente no papel. A estratégia para Cremer será simples: comprar sempre que tivermos dinheiro em caixa e as ações caírem

Compramos também Cielo acreditando em todo o potencial de crescimento do setor de cartões no Brasil e as altas margens auferidas pela empresa com forte distribuição de dividendos. O risco de concorrência com a entrada de novos players é bastante inferior aos prováveis resultados dos próximos anos.

Por fim, aumentamos a posição em CSN. Siderurgia, minério de ferro e cimento, é tudo que o Brasil e a China vão precisar nos próximos anos. Não vejo outra empresa melhor para se beneficiar do crescimento dos dois países no médio prazo.

No acumulado do ano, o desempenho do clube é melhor que o do IBOVESPA: -3,19% contra -5,02%. No final do mês, nosso portfólio fechou da seguinte forma: CSNA3 com 26,8%; CREM3 com 17,5%, PETR4 com 17,4%; CIEL3 com 12,5%; BISA3 com 12%; GSHP3 com 6,3%, IDVL4 com 5,4%, opções com 1,28% e o restante em caixa.

Para Setembro, a expectativa é que a novela da Petrobras termine e que a bolsa fique livre para voar até o final do ano mesmo com uma possível infeliz vitoria da Dilma no 1º turno.

 
BlogBlogs.Com.Br