quarta-feira, 5 de maio de 2010

Abril: tragédia grega

30 de Abril 2010

Relatório Mensal do Clube de Investimento

Abril: tragédia grega

Neste mês vamos começar falando de Grécia. Depois de séculos relegada ao segundo plano, em 2010 ela volta às manchetes, ainda que negativamente. A farra fiscal que viveu a Grécia desde a entrada no euro parece ter chegado ao fim. Os mercados passaram a cobrar prêmios absurdos do país heleno. As taxas de dois anos superaram os 20%. Os CDS explodiram. O país sucumbiu e pediu ajuda aos outros membros da comunidade européia e ao FMI. Embora a Alemanha continue reticente, acho pouco provável que não seja costurado um plano disponibilizando bilhões de euros à Grécia, exceto se Alemanha e França quiserem ver o fim da União Européia.

Com todas estas preocupações, as bolsas caíram e o euro atingiu a mínima do ano na casa do 1,31. Ainda que nos EUA não tenhamos visto noticias relevantes, exceto um casinho do Goldman aqui, manutenção dos juros ali, a Europa pesou e os mercados acionários em todo mundo foram prejudicados.

A Bolsa brasileira fechou em -4,04% no mês, influenciada, sobretudo, pelas ações ligadas a commodities como Vale, Petrobras e as siderúrgicas. Isto significa uma mudança de tendência para a bolsa no ano? Não acredito. O mercado consumidor interno segue MUITO FORTE. Tão forte que o BC usou esta desculpa para elevar a SELIC em 0,75% para 9,5% ao ano (quando na verdade não resistiu às pressões do mercado).

O ambiente é tão incrível no país que nos seminários, reuniões, palestras e em conversas de bares, não há uma pessoa sequer que duvide que o Brasil seja uma aposta certa até as Olimpíadas. E depois? Bem, se o país não investir nas PESSOAS, não conseguiremos manter nosso crescimento. HOJE, já há uma falta de profissionais qualificados. O mercado de trabalho está pujante e as empresas não estão conseguindo contratar.

No nosso mundinho, enquanto a bolsa despencou, nosso desempenho foi excelente. Tivemos um desempenho positivo de 3,35%. Destaques para OGX, Tractebel e Cremer.

Depois de um começo de ano desanimador, OGX deu uma arrancada no mês de abril. Conforme comentários em relatórios anteriores, aproveitamos a volatilidade da ação para vender nossa posição perto da máxima intra-mês e recomprar a mesma quantidade R$ 1 mais baixo (ou 5,4% melhor). A idéia é continuar aproveitando a volatilidade da ação para ganhos de curto prazo, mas mantendo uma posição em torno de 20% da carteira até o final do mês.

Com Tractebel, aconteceu algo semelhante. O papel deu uma arrancada no mês e aproveitamos este fato para realizar lucros vendendo a posição. Como MPX foi castigada durante o mês, utilizamos a venda de TBLE3 para entrar no papel com o objetivo de lucro no curtíssimo prazo. Os primeiros dias surpreenderam positivamente.

Além destas, por mais um mês seguido, CREMER foi motivo de alegria. Com uma alta previsibilidade de fluxo caixa, baixos investimentos e sentada no dinheiro, é comprar o papel, sentar e sorrir.

De lado, ficaram BISA3 e GSHP3. Ainda estou bastante otimista com o setor de construção e shopping Center. Os resultados que serão anunciados em maio devem continuar surpreendendo.

Por fim, em março CSN havia entrado no radar e em abril montamos uma pequena posição no papel. Bem posicionada como mineradora e siderúrgica, a empresa deve se beneficiar do forte crescimento da economia brasileira nos próximos anos. Soma-se a isto a possibilidade de IPO da mina Casa de Pedra.

No final do mês, nosso portfólio fechou da seguinte forma: BISA3 com 21%; CREM3 com 20%, OGXP3 com 19%; CSNA3 com 17%; MPXE3 com 12%; GSHP3 com 9% e 2% em caixa.

Para Maio, a expectativa é que a bolsa suba com os bons resultados que serão anunciados pelas empresas brasileiras ainda que a Europa continue segurando o IBOVESPA em torno dos 70 mil pontos. Atenção especial para a novata MILS3, diretamente exposta às obras de infra-estrutura e construção civil.

Um comentário:

  1. Leandro Medeiros Rodrigues18 de maio de 2010 às 19:36

    Fala Bruno!

    Sem querer descubri seu Blog e gostei muito do que to vendo aqui. Vou disseminar pro pessoal aqui da faculdade, está muito legal.

    Um grande abraço.

    Leandro (seu primo)

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br