Contra fatos não há argumentos. Não importa o que eu ache! Não importa o que voce pensa!
Dos 33 economistas consultados pelo Valor no dia 26/08, 33 (100%) acreditavam na manutenção da SELIC na reuniao de agosto! Estamos falando dos principais economistas do país!
http://www.valor.com.br/financas/988570/mesmo-com-crise-maioria-espera-taxa-selic-estavel-ate-o-fim-de-2012
Entretanto, na reunião de ontem O COPOM decidiu baixar a SELIC em 50 bps com 5 votos a favor e 2 contra!
Desta vez o mercado acertou! A curva pré foi MASSACRADA nos ultimos dias e na segunda-feira jan/12 precificava uma SELIC abaixo de 11% (150bps de corte ainda este ano).
Vou colar apenas os dois ultimos paragrafos onde o COPOM justifica o corte e abre espaço para quedas adicionais nas proximas reunioes.
"Nesse contexto, o Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012.
O Comitê irá monitorar atentamente a evolução do ambiente macroeconômico e os desdobramentos do cenário internacional para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária."
"Nunca antes na historia deste país" a curva pré movimentou-se de forma tão divergente da opinião dos principais economistas. Além disto, ficou estranho o pronunciamento esta semana do "todo poderoso" Ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciando aumento do superavit fiscal e comentando que isto abriria espaço para uma queda dos juros embora esta decisão fosse de total responsabilidade do COPOM.
Moral da historia: No país da piada pronta, dentre outras coisas, fica evidente a capacidade do governo de manipular as taxas de juros e de câmbio.
Como disse anteriormente, devemos ter cuidado redobrado ao montarmos posição vendida em USD acreditando em uma consistente e prolongada apreciação do BRL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário