domingo, 6 de dezembro de 2009

Ouro e Prata

A maior transferência de riqueza da historia. É assim que Michael Maloney descreve o momento atual em seu livro "Como investir em metais preciosos", da coleção Pai Rico Pai Pobre.

De forma bastante objetiva dividindo o livro entre Ontem, Hoje e Amanhã ele apresenta seus argumentos de que estaríamos vivendo em um momento único na historia da humanidade em que haverá uma transferência imensa de riqueza para aqueles que possuirem ouro e prata fisicamente.

Usando a história como pano de fundo, mostra que a base monetária em dólar vem se expandindo rapidamente e que logo ele sucumbirá como reserva de valor. Neste ponto devo concordar que há grandes possibilidades do dólar continuar se enfraquecendo frente ao gigantesco défit americano financiado com emissão descabida de dólares para "salvar" os bancos e a economia. De fato, há uma preocupação do que ocorrerá com a economia quando o FED começar a retirar toda esta montanha de liquidez injetada para evitar o colapso economico do império americano.

Os argumentos de Maloney são bem consistentes e indicam que devemos comprar ouro e prata AGORA. Destaca ainda uma preferência por prata, principalmente porque este metal anda relegado ao segundo plano e quando se lembraram dele seu preço explodirá.

Pessoalmente, acredito que os metais preciosos continuarão a se apreciar consideravelmente em decorrência da fraqueza do dólar e da busca das pessoas e dos bancos centrais por ativos que substituam em alguma medida o dólar como reserva de valor. Em toda a historia da humanidade o ouro e prata cumpriram bem este papel. Exemplo disto foi a compra recente do Banco Central da India de 200 toneladas de ouro ao preço de 6,7 bilhões de dólares.

O ouro vem batendo recordes dia após dia, já sendo cotado a mais de USD 1.200 dólares por onça troy. Já estaria sobrevalorizado? De acordo com Maloney não. É possível que alcance patamares acima de USD 6.000 em um curto espaço de tempo. Mas o mais importante não é o preço em si mas o valor que o ouro representa. Quantos bens poderiamos comprar com os metais preciosos. Para ele, se o dólar de fato se enfraquecer ou sucumbir, MUITOS. E a transferencia de riqueza estará concretizada.

Que pese um certo exagero como a "maior transferencia de riqueza da história", os argumentos apresentados por Maloney vem sendo reforçados pela recente escalada do ouro e da prata. Aqueles que acreditam no mesmo que ele deveriam comprar ouro e prata o quanto antes. Confesso que começo a considerar a possibilidade de alocar partes dos meus recursos em metais preciosos.

Se voce quer comprar o livro de Michael Maloney, acesse o submarino clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br