quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tempo, Poupança e Homebroker


Após a aula de spinning e voltando para casa, comecei a refletir sobre como perdemos tempo. Como já tinha decidido falar sobre poupança e homebroker hoje pela manhã, resolvi incluir uma breve reflexão sobre a perda de tempo em São Paulo. E antes que comecem a se perguntar se os assuntos tem alguma interligação, respondo: não tem. Apenas resolvi falar um pouco sobre os três em um mesmo texto.

É impressionante como perdemos tempo em São Paulo com coisas banais. Mesmo considerando que sou um certo privilegiado por morar perto do trabalho, poder correr na USP e Villa Lobos com facilidade e ter academia localizada próximo, há dias em São Paulo que a movimentação é dificil ou os serviços prestados nos tomam tempo. Como estava chovendo, deixei a moto em casa e fui trabalhar de carro (como a semana toda, alias). No final da tarde, mesmo saindo às 19h do trabalho, demorei 30 minutos para chegar na academia. Em geral, levo 5. Fiz minha aula de spinning e fui para o estacionamento da academia (pago durante à noite) para pegar meu carro. Esperei 15 minutos porque havia uma fila de pessoas esperando e os manobristas não estavam dando conta. Nestas horas que dá aquela vontade de morar em cidades do interior, menores e sem situações como esta.

Bem, agora falando da poupança. Embora com captação baixa em março, a poupança recebeu mais de 4 bilhões de reais durante o primeiro trimestre deste ano, batendo o recorde da serie historica iniciada em 1997. Quais as conclusões que tiramos disto? Basicamente três: a renda da população tem aumentando, pessoas estão conseguindo poupar alguma coisa e este pouco que conseguem guardar colocam na poupança ou por facilidade ou por desconhecimento. Mas Bruno, não tem gente rica que coloca dinheiro na poupança? Sim, é verdade, mas há uma multidao de brasileiros que coloca valores absolutos baixos na poupança. É aquela primeira nota de R$ 50 (ainda me lembro quando abri minha poupança quando pequeno) guardada com carinho. É sempre uma boa noticia ver a poupança das familias aumentando. Aliás, peço desculpas àqueles que me enviaram perguntas (em geral sobre CDBs e poupança) e não respondi. Prometo colocar em dia as mais de 20 mensagens atrasadas em minha caixa postal.

Pulando para o home broker agora. As transações no home broker (sistema de negociação de ações via internet) bateu recorde em março atingindo 6,269 milhões. Outra boa notícia, embora o numero de contas tenha reduzido no mês. Contente mesmo vou estar quando ultrapassarmos o milhão de investidores (557,936 em Março). Melhor ainda será se estes investidores tiverem consciencia de que a bolsa não é um cassino e estiverem visando médio e longo prazo. Estou sendo ingenuo? De qualquer forma é COMPRA para BVMF3 (código da ação da bolsa). Quando (e se) voltar para os R$ 11, vou encarteirar alguns lotes no clube de investimento.

2 comentários:

  1. A espera vai ser grande até que o investidor da BV tenha consciência que ações não são jogos. Espero que as informações cheguem simples e claramente para todos aqueles que desejam investir em qualquer ramo do mercado, para que tenhamos investidores conscientes des suas decisões. Bela iniciativa do blog.

    ResponderExcluir
  2. Poxa Bruno... Eu preciso de uns jogadores pra viver! rsrs

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br