terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O valor do amanhã

Ontem terminei a leitura do excelente livro de Eduardo Giannetti chamado o valor do amanhã. Muitos devem conhecer este titulos pelo quadro que ele teve no fantastico, por sinal, muito interessante. O livro, claro, é melhor ainda.

Oportuno falar em AMANHÃ no primeiro mês do ano (psicologicamente parece que começar um ano renova o espirito humano, ainda que alguns de meus amigos discordem disto). Giannetti aborda com bastante profundidade o tema juros, não apenas sob o aspecto monetario.

O livro está dividido em quatro partes com cinco capitulos cada: As raizes biologicas do dinheiro; imediatismo e paciência no ciclo de vida; anomalias intertemporais; e, por fim, juros, poupança e crescimento.

No prefácio, como de era de se esperar, dá a tônica do livro: "O fenômeno dos juros é, portanto, inerente a toda e qualquer forma de trocan intertemporal. Os juros são o prêmio da espera na ponta credora - os ganhos decorrentes da transferência ou cessão temporária de valores do presente para o futuro; e são o preço da impaciência na ponta devedora - o custo de antecipar ou importar valores do futuro para o presente."

O autor aborda desde as trocas intertemporais realizadas pelo nosso próprio organismo entre presente e futuro, passando por temas como a miopia (valor demasiado ao que está próximo, presente) e hipermetropia temporal (valor excessivo ao amanhã, futuro) com reflexões filosóficas profundas como "A moderação, concluo, tem seu mérito, mas ela também precisa ser moderada. O que se busca não é o tépido equilíbrio - "jamais desejar algo além da medida" -, mas a arte da tensão profícua". Na ultima parte aborda os juros como tradicionalmente costumamos vê-lo.

Por que algumas pessoas e sociedades parecem mais dispostas a esperar, postergando consumo, que outras? Para mim esta é uma das grandes reflexões do texto. Nos últimos dois capitulos, Eduardo discute bastante sobre isto, além de outros pontos. Imediatamente pensei no Brasil e seus altos juros que com dificuldade caem. Imediatamente o consumo explode, os juros sobem novamente. Equação simplificada, é claro, para "justificar" os juros altos. Para mim, o problema vem de longa data e a solução passa por alterações do marco institucional e uma evolução cultural de muitas gerações. No Brasil há um consumo represado gigantesco. Consumir agora, pagar amanhã. Leitura mais que recomendada.

Coincidência ou não, o relatorio de hoje (Empiricus_51) da casa de research Empiricus, aborda o tema objetivamente (como é de costume) com um texto entitulado "linearização". Dizem eles:

Do lado credor, Jonathan e Victor descobrem nossa tendência de subestimar a entrada do valor futuro, dados o valor presente, o horizonte temporal e a taxa de retorno. Do lado devedor, subestimamos o peso de amanhã do Valor Presente contratado agora. Erros explicados pelo que a literatura chama de "viés do crescimento exponencial" (VCE): os agentes não conseguem notar precisamente o declínio (aumento) no consumo futuro resultante de tomar emprestado (poupar) hoje.

Para entender melhor, vamos voltar ao colégio, onde aprendemos que:

Valor Futuro = Valor Presente * (1+i)^T

O termo (1+i)^T, uma função exponencial, representa indivíduos racionais, sem VCE. Já na vida bandida, fica assim: (1+i)^(1-W)*T. Dessa forma, o VCE pode ser descrito por um 0


Sugestão para economizar na compra do livro: novo site chamado memee. Ou no tradicional submarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br