sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Boa Sorte

Constantemente escutamos as pessoas a reclamarem de que não têm sorte. Ou dizem que seus colegas de mais sucesso tem e tiveram muita sorte na vida. Mas será mesmo que não temos controle nenhum sobre nossos destinos e estamos ao acaso? Particularmente, não concordo com isto. Acredito que a "sorte" é um sinonimo de estar preparado diante das constantes oportunidades que aparecem em nossa vida.

Ontem a noite, li um livro que através de uma criativa e inspiradora parábola trata deste assunto, atribuindo a Boa Sorte àqueles que a busca. Os dois autores de Barcelona, Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes, apresentam as 10 regras da Boa Sorte através de uma parabola envolvendo Merlin e dois caveleiros em busca do Trevo Mágico.

Abaixo segue a citação das 10 regras, sem contudo contextualizá-las na parabola, deixando que o proprio leitor aproveite o enredo da estoria.

1 - A sorte não dura muito tempo, pois não depende de você. A Boa Sorte é criada por você, por isso dura para sempre.
2 - Muitos são os que querem ter a Boa Sorte, mas poucos os que decidem buscá-la.
3 - Se você não tem a Boa Sorte agora, talvez seja porque está sob as circunstâncias de sempre. Para que ela chegue, é conveniente criar novas circunstâncias.
4 - Preparar as condições favoráveis para a Boa Sorte não significa buscar somente o benefício para si mesmo. Criar as condições nas quais outros também ganham atrai a Boa Sorte.
5 - Se você deixar para amanhã o trabalho que precisa ser feito, a Boa Sorte talvez nunca chegue. Criar as condições favoráveis requer dar um primeiro passo. Faça isso hoje mesmo.
6 - Às vezes, mesmo que as condições necessárias estejam aparentemente presentes, a Boa Sorte não chega. Procure nos pequenos detalhes o que for aparentemente desnecessário... mas imprescíndivel.
7 - Para que só acredita no acaso, criar as condições favoráveis parece absurdo. Para quem dedica a criar as condições favoráveis, o acaso não é motivo de preocupação.
8 - Ninguém pode vender sorte. A Boa sorte não se compra. Desconfie dos vendedores da sorte.
9 - Após criar todas as condições favoráveis, tenha paciência, não desista. Para alcançar a Boa Sorte, tenha confiança.
10 - Para criar a Boa Sorte é preciso preparar as condições favoráveis para as oportunidades. As oportunidades, porém, não dependem de sorte ou de acaso: elas estão sempre presentes.

É uma leitura rápida, simples e gostosa. Concordo inteiramente com a mensagem na capa de que é "Um livro que todos os pais deveriam dar a seus filhos para ensiná-los a criar as condições de sucesso na vida".

E você? Acredita que a vida é injusta, que você não tem sorte. Ou pelo contrário, você se prepara para a Boa Sorte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br