segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fundos Imobiliarios

Há algum tempo tenho acompanhado o mercado de fundos imobiliários. Com o crescimento do setor de construção civil e a necessidade de fontes alternativas de financiamento, os fundos imobiliários tem se expandido a passos largos.

Além da clara vantagem tributaria para as pessoas físicas que são isentas do Imposto de Renda e de uma rentabilidade próximo dos títulos de renda fixa do governo, os fundos imobiliários tem se mostrado uma boa alternativa de investimentos para aqueles que buscam diversificação.

Mas será que vale a pena para os pequenos investidores ? Aqueles com 10 ou 15 mil para aplicar? Tenho minhas dúvidas.

Devemos considerar os riscos de inadimplência de algum locador ou em alguns casos a concentração em apenas um imóvel. Imagina se o locador quebra durante o contrato de aluguel. Como fica o fundo? Os administradores tentarão executar as garantias. Mas...

Vale uma reflexão para aqueles que querem ganhos rápidos. Para aqueles com uma visão de longo prazo, 5 a 10 anos, que querem certa proteção contra a inflação (os contratos de aluguem são reajustados pelo IGP-M ou IPCA) e aceitam correr algum risco, parece fazer sentido colocar parte de seu capital. Uns 10% ou 20% me parece razoável. Considerando que as ofertas atuais exigem um mínimo de R$ 5 mil, os fundos imobiliários parecem uma alternativa interessante para aqueles com capital acima de R$ 50 mil.

Caso tenha interesse em investir ou se informar melhor, o site da corretora Gradual tem um bom conteúdo sobre o tema, além de divulgar as atuais ofertas: RB Capital Fundo Imobiliario FII e o Mais Shopping Largo 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br