sábado, 11 de julho de 2009

Livro: O lobo de Wall Street

Já faz um dois meses que terminei de ler este livro e li alguns outros na sequencia. Não vou conseguir escrever uma sintese completa deles, então vou resumir a sintese para manter a leitura atualizada (rs).

O Lobo de Wall Street de Jordan Belfort é uma auto-biografia, escrita por um famoso trader do mercado financeiro americano. Na verdade ele está mais para corretor ou dono de uma corretora. Fez fortuna lançando ações em bolsa, manipulando seus preços, burlando a legislação. Ganhava fortunas durante o dia e torrava dinheiro durante a noite, com mulheres, bebidas e drogas. Acabou numa clinica para dependentes e depois de sair foi preso. Relato interessante de quem chegou no auge e caiu. Desnuda o lado sombrio do mercado financeiro americano, ou pelo menos parte dele.

Transformando Suor em Ouro do Bernardinho é leitura obrigatoria para quem gosta de seu estilo de liderança. Embora duro, é um grande lider, motivando e protegendo seu time. Buscar extrair o melhor de cada um através de muito trabalhado e suor. A recompensa? Vitorias e mais vitorias.

O Menino do Dinheiro de Reinaldo Domingos é um livro de educação financeira voltado para crianças. De forma simples consegue abordar temas como orçamento, poupança, sonhos, numa linguagem acessivel para o publico infantil. Se seu filho gosta de ler, compre este livro para ele.

Numerati de Stephen Baker aborda a nova era da informação. Em que modelos cada vez mais complexos tentam representar o comportamento humano. Se antes era necessario que alguem te perguntasse quais eram seus desejos, o que gostaria de comprar, para onde gostaria de viajar e tantas outras coisas para personalizar a venda, vivenciamos cada vez mais a realidade de que as empresas podem descobrir estas coisas analisando suas compras atraves do cartao de credito, debito, bem como sua navegação na internet. Quais foram suas ultimas pesquisas? Quais sites entrou? Sobre o que leu? Por onde navegou atraves dos cliques nas propagandas. Enfim, aqueles capazes de trabalhar com os numeros (fisicos, estatisticos, matematicos, economistas) dominarão as diversas áreas do saber.

Por ultimo, em Mar sem fim, Amyr Klink conta a historia de sua navegação em torno do circulo polar antartico. Não é um livro fantastico mas dá satisfação em ver alguem realizando seu sonho, sozinho por dezenas de dias no mar. Suas reflexoes solitarias, feitas em temperaturas extremamente baixas, são excelentes. Neste livro há uma de minhas citações preferidas:

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece, para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver".

Il faut aller voir.

Um comentário:

  1. Olá Bruno! Por acaso não estaria interessado em me vende seu exemplar do livro "O Lobo de Wall Street"?

    Se tiver interesse, me responda no email disponível lá no Blog.

    Abraço.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br