domingo, 5 de julho de 2009

(Micro) Empreendedor Individual

O empreendedor individual passou a entrar em vigor no dia 1 de Julho. Uma excelente iniciativa do governo federal de tentar formalizar o imenso contingente de empreendedores que vivem na informalidade.

Quem são eles? São todos aqueles que trabalham por conta propria, sem vinculo empregaticio e que receberam no máximo R$ 36 mil durante um ano (R$3 mil por mês). O ambulante, camelô, lavanderia, salão de beleza, artesão, costureira, lava-jato, reparação, manutenção, instalação, autoescolas, chaveiros, organização de festas, encanadores, borracheiros, digitação, usinagem, solda, transporte municipal de passageiros, agências de viagem, além de muitos outros, são todos (micro) empreendedores individuais.

Hoje eles não tem proteção da seguridade social, não tem direito a previdencia, não conseguem creditos juntos ao bancos. Operam na "escuridão". O que o governo quer é trazê-los para a luz. Iniciativa louvavel e que espero que dê certo.

Os custos para a formalização são muito baixos. Para a previdencia será 11% do salario minimo, hoje R$ 51,15. Para o governo federal ZERO, municipio R$ 5,00 (serviço) e estado R$ 1,00 (comércio). Ou seja, ou o empreendedor pagará R$ 52,15 ou R$ 56,15.

Mas quais são os beneficios? Os empreendedores terão cobertura previdenciaria (aposentadoria, pensao, auxilio-doença, etc), poderão contratar um funcionario com custo baixo, isenção de taxa para registro, ausencia de burocracia (ou pele menos burocracia reduzida), acesso a serviços bancarios (crédito) e outros.

Como devo proceder? Tudo se inicia pelo cadastro na internet, na página do portal empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/). Lá, inclusive, existem diversas informações sobre o projeto.

A regularização não esta disponivel para todo o país ainda e será realizada paulatinamente. Mas sugiro que os empreendedores já procurem os SEBRAEs de suas cidades para se informarem.
Ainda que louvavel, a meta de 1 milhão de empreendedores não será atingida se não houver ampla divulgação e apoio das entidades municipais e estaduais. A informação deve estar ao alcance de todos. Estou fazendo minha parte. Divulgando para os empreendedores individuais que conheço. Alguns, inclusive, dentro de minha familia.

7 comentários:

  1. Adorei a matéria.. estarei repassando para meus familiares e amigos que por hora trabalham na "escuridão".

    []'s,
    Icaro Queiroz
    http://twitter.com/icaroq

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Icaro. Temos que divulgar as coisas que são boas e ajudar aqueles que não tem acesso a informação.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. eu tenho conta bancaria a mas de 7 anos banco brasil minha movimentaçao é pouca,agora ja estou com cnpj em maos,mas preciso de capital de giro pra comprar material de trabalho,pra eu ter uma renda de 3 mil por mes tenho que investir 10 mil,o banco pode liberar essa merreca pra eu trabalhar e ter minha renda! quero uma resposta correta porque nao gosto que fiquem me enrolando,nao digo vcs falo de certos gerentes de banco. esta aqui meu numero para retorno e ajuda se puderem me ajudar nisso 2196566416 grato desde ja email claudiocista1234@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. O bruno me ajuda ai to querondo fazer a minha monografia sobre o mei me manda informações pelo a-mail zairarohen@hotmail.com
    Faço facul de administração e to ficando louca com a mono.
    valeu!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. acho muinto emportante este comentario arespeito do novo progarma do governo,que facilitou nossas vidas que antes nao era nao dados o devido valor,eramos como um kilo de izopor fazia pezo mais aparentemente nao tinha pezo nenhu.
    mais mesmo asim ainda esta dificio pois algus bancos nao se adequaro as nossas carencias.
    exemplo tenho conta na caixa economica aqui em salvador bahia itapoan.tenho o nome sem nenhum tipo de restriçao,me derao um talao de cheque e mais nada sem capital de giro sem cartao de credito,sem linha de finaciamento para compra de maquinas e, etc.
    falarao que estao decidindo aimda qual a linha de credito que vao limitar o micro empreendedor individual.
    obs;ta serto que ja esperamos tanto podemos esperar mais um pouquinho mais precizamos ganhar dinheiro.
    obrigado
    empreendedor individual
    alexandre ferreira da silva

    ResponderExcluir
  6. eu escrevi em março e vc não me respondeu, valeu pela atenção!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Caso amigo,

    Se voce escreveu como anonimo, infelizmente não tenho como ajudá-lo e nem respondê-lo. Um abraço

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br