segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Ócio Criativo



Estou lendo o livro de Domenico de Masi chamado Ócio Criativo. Uma parte me marcou em especial. Transcrevo:

Contudo, a plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o lazer; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo. Por exemplo, é o que acontece comigo quando estou dando aula. E é o que eu chamo de "ócio criativo", uma situação que, segundo eu, se tornará cada vez mais difundida no futuro.

Há um pensamento Zen que expressa com perfeição essa forma de vida, tanto no seu aspecto prático como no seu estado de espírito: "Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.

Um comentário:

  1. Olá Bruno. Gostaria de saber se interessa publicar no site um release ou um comentário sobre o novo site da Revista Empresa Familiar. Visite o site www.revistaempresafamiliar.com.br. Meu e-mail é
    andrea@revistaempresafamiliar.com.br.
    Obrigada,
    Andrea Padovan

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br