segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Otimismo segue em alta

Corroborando a tese de que 2010 é um dos anos mais otimistas da historia recente deste país, a Confederação Nacional da Indústria divulgou o Indice de Confiança do Empresário de janeiro como sendo o maior da serie histórica (desde 1999).

Gosto de indicadores como este pois refletem o lado psicologico dos agentes. Suas expectativas em relação ao futuro sção um excelente termometro do por vir.

Otimismo do empresário da indústria é o maior dos últimos 11 anos, diz CNI

Por: Equipe InfoMoney
26/01/10 - 12h27
InfoMoney

SÃO PAULO - O otimismo do empresário industrial em janeiro é o maior da série histórica, iniciada em 1999. O Icei (Índice de Confiança do Empresário), divulgado nesta terça-feira (26) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), ficou em 68,7 pontos.

Trata-se de um aumento de 2,8 pontos ante o dado anterior e de 21,3 pontos em relação a janeiro do ano passado, quando, atingida pela crise, a confiança do empresário foi para 47,9 pontos.

Na análise por porte da empresa, verifica-se que a alta foi maior nas pequenas empresas, que obtiveram 66,7 pontos (+3,6 pontos ante outubro). Entre as médias, o indicador ficou em 68,7 pontos (+2,8 pontos). Já entre as grandes, o Icei chegou a 70,1 pontos (+2).

Motivação

O indicador subiu puxado principalmente pelo componente que avalia as condições atuais da economia brasileira e da empresa, na comparação com os seis meses anteriores. Esse componente ficou em 62,7 pontos em janeiro, ante 60,5 pontos registrado em outubro. Com o aumento, o índice também atingiu o maior valor de toda a série histórica.

“A avaliação sobre as condições atuais reflete a recuperação recente da economia”, afirmou o gerente executivo da Unidade de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento da CNI, Renato da Fonseca.

O componente do Icei sobre as expectativas dos empresários para os próximos seis meses também aumentou, saindo de 68,7 pontos em outubro para 71,8 pontos neste mês.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 22 de janeiro, tendo contado com a participação de 1.431 empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br