domingo, 26 de setembro de 2010

Expomoney

Ontem fui na Expomoney aqui em São Paulo e tive uma grata surpresa com relação à infra estrutura do evento. Desconsiderando a localização (Transamerica é longe) e o custo do estacionamento de R$ 24,00, o evento estava excelente.

Estavam presentes as principais corretoras do país, além dos bancos, consultorias financeiras, mídia especializada e algumas empresas grandes (BRF, CSN, CPFL, Usiminas, Gerdau, Vale, etc) e pequenas (Metal Frio, Renova Energia) que mostraram preocupação no contato com os investidores pessoas físicas.

Meu objetivo principal era assistir à uma palestra do Alexander Elder (
http://www.elder.com), famoso trader e autor de alguns livros tais como "Aprenda a operar no mercado de ações" e "Como se transformar em um operador e investidor de sucesso". A fila para entrar na sala estava gigantesca, mas consegui assistir à palestra.

Elder iniciou falando de três coisas que julga fundamental para o desenvolvimento de uma metodologia eficaz para operar no mercado. Mind, method, money. Destacou que para os investidores iniciantes tentar entender o mercado é o principal enquanto os mais experientes gastam bastante energia com fatores psicológicos e emocionais.

Quanto ao método, destacou que para ele a analise técnica moderna, computadorizada, é a mais eficiente quando se quer operar. Entretanto afirmou que o perfil do investidor é fundamental para a definição de um método. Os fundamentalistas, por exemplo, precisam de ferramentas adicionais.

Apresentou ainda a importância do gerenciamento de risco mostrando sua técnica dos 2%. Nunca deve-se colocar mais de 2% da carteira em risco em apenas uma operação.

Por fim, afirmou que é necessário manter um diário com as operações pois é com estas anotações que o trader consegue aprender e estudar a si mesmo.

Com muito bom humor, Elder fez uma palestra de pouco mais de uma hora mostrando que além de técnica, o investidor deve desenvolver seu lado emocional.

A organização da ExpoMoney (
http://www.expomoney.com.br) está de parabéns pelo evento. Quem não foi este ano pode esperar até o ano que vem ou pode aproveitar para comparecer em outra cidade. A próxima acho que é em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br