quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Positivo (POSI3) é compra?

Um amigo e membro do clube de investimento fez uma excelente analise sobre a Positivo, recomendando compra. Do ponto de vista de mercado me parece bastante coerente e racional.

Vejo algumas oportunidades de mercado para a Positivo:

- Forte especulação que será comprada logo, principalmente pela Lenovo
- Empresa líder no mercado nacional de desktops/notebooks, com 60% de share
- Grande parcela de consumidores "deixando" as lan houses e comprando seus primeiros computadores. Para o consumidor mais jovem, é o primeiro item na "lista de desejos"
- Setor de PCs "montados" vem perdendo muito mercado para os PCs "de marca", direcionado por fortes canais de venda (Casas Bahia, hipermercados, lojas virtuais) e crédito (parcelas a perder de vista)
- Não cheguei a acessar um "índice de troca" do setor de computadores, mas imagino que deva ser entre 2 e 3 anos, portanto mais rápido que outros eletronicos (televisão, aparelho de som, etc) e elestrodomésticos (geladeira, fogão, etc)
- Investimentos do governo na modernização e distribuição de banda larga, provavelmente acompanhado de informatização na educação (empresas nacionais devem ter ampla vantagem nas licitações)
- Apesar do crescimento dos smart phones, acredito que os consumidores continuarão a ter um desktop/notebook, além do mercado corporativo.
- O Alfa superou todas as expectativas de vendas. Apesar da versao atual do Kindle (principal concorrente) ainda ser um produto melhor, o Kindle é importado (baixa distribuição) e não é customizado para o consumidor brasileiro (menus, manual, dicionário, etc). Acho que será um dos destaques do próximo Natal e o crescimento dos e-readers é inevitável.
- Outras inovações: notebooks mais sofisticados, media centers e já especula-se sobre a criação do primeiro tablet brasileiro (links de reportagens abaixo)

Alguns riscos:
- A especulação da sua venda já dura anos
- Altamente influenciada por cambio (praticamente todas as pecas são importadas)
- Substituição de computadores por smart phones, ainda fora do portfolio da empresa
- Possibilidade de fracasso/endividamento nas tentativas de inovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br