terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Empretec

Na semana passada, participei uma palestra de apresentação do seminário do Empretec. Fiquei bastante entusiasmado com a proposta. Eu soube da existencia deste seminário através de uma participante de um outro curso que fiz de projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo. A divulgação deste seminário ocorre mesmo através do boca-a-boca. A idéia é que são as pessoas que devem procurar informações, mostrando iniciativa. Como é ministrado pelo SEBRAE, não há o foco comercial de "empurrar" mais um seminário para as pessoas.
Mas o que vem a ser o Empretec? É um seminário realizado em 9 dias consecutivos, das 8:30 até as 18:30, aproximadamente. Começa em um sábado e termina no domingo da outra semana. A idéia é que os participantes fiquem "imersos" no programa. A metodologia foi desenvolvida pela UNCTAD, braço das Nações Unidas, com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor. O programa atual vem sendo ministrado desde 1988 em vários paises em desenvolvimento ao redor do mundo, com resultados bastante significativos.

No estudo realizados por eles, foram identificadas 10 caracteristicas que todos os empreendedores tem, em maior ou menor grau. Estas mesmas caracteristicas são trabalhadas ao longo do seminário. São elas: Busca de Oportunidade e Iniciativa , Persistência, Correr Riscos Calculados, Exigência de Qualidade e Eficiência, Comprometimento, Busca de Informações, Estabelecimento de Metas, Planejamento e monitoramento Sistemáticos, Persuasão e Rede de Contatos, Independência e Autoconfiança.

O processo de seleção funciona da seguinte forma: todos devem participar da palestra de apresentação que ocorre frequentemente. Assim você pode identificar seu real interesse pelo seminário. Tendo interesse, preenche a ficha de inscrição e aguarda pela entrevista, onde o entrevistador te ajudará a decidir se aquele é o melhor momento para você realizar o seminário. Ele avaliará tanto sua condição física e emocional, quanto suas caracteristicas empreendedoras. Estando apto, basta pagar a taxa do seminário. No que eu participei (Zona Leste de São Paulo) seriam R$ 500,00. Uma entrada de R$ 100,00 e mais 4 parcelas de mesmo valor.
Com toda a certeza eu pretendo fazer. Só não vou fazer agora devido às diversas mudanças que estão ocorrendo ao mesmo tempo e quero poder me dedicar totalmente ao seminário. Assim, ano que vem já está agendado durante as minhas férias.
Embora eu ainda não tenha feito o seminário, pelo que eu vi e os depoimentos que já li e escutei, é uma das melhores formas de desenvolver o comportamento empreendedor tanto para aqueles que já tem um negócio como para aqueles que estão pensando em abrir um novo.

Maiores informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br