quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Livro: Cartas a um jovem investidor

Vou iniciar a série de opinião sobre os livros que li com Cartas a um jovem investidor, de Gustavo Cerbasi. Vou tentar colocar a opinião de todos os livros que ler além de alguns que já li e julgo muito interessantes. Ganhei este livro em um amigo secreto e agradeço à Juliane Paixão por isto.

O objetivo do livro é fornecer dicas e conselhos para investidores iniciantes ou experientes. Cerbasi não se aprofunda em questões técnicas nem em determinados conceitos do mercado financeiro, mas traz idéias interessantes sobre Quando, Como e Por quê investir. Através de suas experiências pessoais e de temas discutidos em outros livros de sua autoria, apresenta palavras de motivação e argumentos que justificam a importância de se investir.

A estrutura do livro propicia uma leitura rápida, continua e não cansativa. Cada capítulo (19 no total) corresponde a uma carta direcionada ao Caro Investidor. São cartas que vão desde "Por que investir desde já", passando por "Sonhe", planos, atitudes, valores, alternativas, riscos, dentre outros assuntos. Cada uma delas tem entre 10 e 15 páginas. Como o formato do livro é pequeno e o discurso é simples, a leitura é fácil e gostosa. Para aqueles que começam é uma boa forma de entender os conceitos iniciais, para os que já são mais experientes, é uma forma de recordar preceitos básicos de investimentos que muitas vezes deixamos de lado com o passar do tempo.

Embora díficil selecionar os trechos mais interessantes, dada a objetividade de Cerbasi, vou tentar citar alguns deles:

"Torço para que você se conscientize de que o melhor momento para começar a investir é imediatamente. Não importa a idade que você tem, nem quanto você ganha. Quanto mais cedo começar, melhor, pois começar cedo significa escolher o caminho mais fácil para enriquecer." (2. Por que investir desde já?)

"Um bom consultor financeiro tem muito mais de psicólogo do que de economista." (4. Sonhe)

"Seus sonhos se concretizarão se você fizer bons planos para conquistá-los e se acreditar com muita fé no sucesso de seus planos. Não acredito que apenas a fé seja suficiente. É o conhecimento do caminho a percorrer, mais a sua capacidade de agir, que determinarão o sucesso ou insucesso de seus projetos pessoais." (5. Tenha um plano. Ou melhor, tenha vários planos)

"Jamais confie cegamente em uma oferta; em hipótese alguma, concentre seus investimentos em algo que não conhece. Enquanto não tiver certeza do que está fazendo, comece com pouco dinheiro." (7. Atitude de quem começa)

"Você nunca dominará toda a informação disponível sobre um assunto; Você deve evitar competir com traders; Nem sempre quantidade de informação significa qualidade. Aliás, isso raramente acontece; nem sempre fontes mais caras de informação asseguram mais qualidade na tomada de decisão; Nas informações baseadas em palpites, feeling ou boatos, as chances de ganhos praticamente se equivalem às chances de perdas." (9. Fontes de Informação)

"... ter tempo é mais uma questão de escolhas e não uma simples obra do acaso." (10. Sobre a falta de tempo)

"Gosto de afirmar que falar sobre dinheiro enriquece. O que quero dizer com isso é que quanto mais você compartilhar idéias, mais colherá opiniões favoráveis ou contra sua intenção de investir, e mais consistentes serão suas escolhas. Daí a vantagem que têm aqueles que, ao invés de decidirem investir sozinhos, decidem montar um Clube de Investimento entre amigos e passam a fazer reuniões periódicas - às vezes em uma mesa de bar - para decidir o destino do dinheiro de todos." (11. O poder de mercado)

"Diversificar, ressalto, é bobagem para quem está começando." (13. Assumir riscos)

"Lamento informar que, se você é jovem, deve se preparar para fracassos e dificuldades. Não entenda isso como mau agouro, mas sim como um fato da vida." (15. Assuma fracassos e celebre conquistas)

"Diga-me com quem andas e eu lhe direi quanto ganharás. Seus relacionamentos são uma peça importante do quebra-cabeças de sua estratégia de investimentos." (16. Multiplique suas idéias)

"Tempo e envolvimento. Dois ingredientes fundamentais para seu enriquecimento" (19. Carta de Agradecimento)

Com certeza eu recomendo este livro para leitura. É uma boa forma de começar o ano. Para comprar, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br